sexta-feira, novembro 14, 2008

Kidsitting

Longe vai o tempo em que tinha de lhes mudar fraldas e dar biberões, por isso não lhe posso chamar babysitting.
Em vez de dar comida aos sem-abrigo, na quarta fui fazer outra boa acção e ficar com os meus primos de 10 e 7 anos enquanto os pais deles iam resolver um problema familiar.
Descobri que tomar conta de miúdos desta idade é basicamente ser empregada doméstica.
Fiz o jantar, perguntei quem queria sopa, servi-os, comi com eles, descasquei-lhes fruta para a sobremesa e depois eles saíram da mesa e apareceram na sala de pijama vestido.
Mandei-os lavar os dentes e vimos os Simpsons até serem horas de deitar, hora essa a que eu própria também só queria dormir.
Mas enquanto os meninos dormiam a sono solto, eu voltei para a cozinha, lavei a louça, sequei-a e arrumei-a e depois fui dedicar-me a um cigarro a quem gosto de chamar amigo.
A primeira vez que fiquei com o mais velho, sozinha em minha casa, quase que o matei ao dar-lhe um pedaço de maçã demasiado pequeno para os seus meros 12 meses, e naquele momento em que o vi a lutar por ar, a minha vida passou-me em frente aos olhos em milésimos de segundos, mas em fast forward: os pais a chegarem e eu a ter de dizer que lhes tinha matado o precioso primogénito.
Não sei bem de onde, mas no segundo seguinte recuperei o raciocínio, enfiei a minha mão de adulta dentro da boca dele e resgatei o bocado de maçã engasgador. Ele nem piou, passou do susto para o sorriso.
Hoje sei que os bebés pequenos se viram de cabeça para baixo em caso de engasgamento e aos adultos dão-se palmadas firmes entre as omoplatas ou a manobra de Heimlich em último caso.
Tenho uma boa média: 4 primos em segundo-grau, um primo direito e vários miúdos sem relação de parentesco, todos vivos até hoje.

4 comentários:

  1. És a "experta" da família. Lembro-me sempre de quando "nos" ofereci para tomar conta da Bitorinha, numa das tuas primeiras viagens ao Lux. Os pais a perguntarem-me em puro argentino se eu sabia mudar fraldas, aquecer biberons, o Diabo-a-4, e eu "claro, não se preocupem!, vão lá descansadinhos à vossa vida". Mal fecham a porta, viro-me para ti, angustiada: "Ju, sabes mudar fraldas, não sabes?!". E pirei-me para uma entrevista na rádio... :-P A história teve o happy ending do costume: quando eu e os pais do rebento regressámos a casa, o jogo estava 1-0 (Bitorinha 1, Joana 0 descanso), e estavam ambas vivíssimas da silva.
    Não tenciono produzir prole própria, mas se o fizesse, tu serias a babysitter de eleição.

    ResponderEliminar
  2. Este blogue esta fechado aos domingos? Esta manha escrevi dois comentarios em Bruxelas (cortesia do lappie da Maria), mas regressada ao Lux horas & horas depois (sao 23h30), comentarios nem ve-los. Nem fotos dos restos do bolo de laranja ou do caderno de receitas, tantas vezes pedidas!

    Assalta-me a ideia de que a blogger deste blogue acha que ha vida para alem dos blogues. Hummppfff!

    P.S. Sem acentos nem cedilhas, sorry...

    ResponderEliminar
  3. É, esse blogue fecha no domingo quando tem que fazer figura com as primas mais gostosas deste continente e do outro! ;)

    ResponderEliminar