quinta-feira, junho 26, 2008

A polícia foi ao Aleixo

Chegou num punto vermelho, guinchou na travagem, saiu aos pares de caçadeiras e metralhadoras, gritou e correu atrás dos homens que ali estavam
e nós,
que já tínhamos acabado a massa, as pataniscas que eram hamburgueres de vegetais e o arroz doce, desta vez parecia que a comida crescia, acho que foi de haver pouca gente em S. Bento, até deu tempo para confundir dois turistas franceses, uma mãe e o filho adolescente, com "clientes", até que eu percebi que não falavam português e o meu francês saiu fluido, como se nunca tivesse deixado de falar, a École des Roches ainda viva na memória e na língua, queriam manger e procuravam um bar, mostrei-lhes o que havia ali na rua, mas estava tudo fechado, pareceram-me muito receosos, consegui explicar onde era o Mac, numa emergência vale tudo, mostrei-lhes os restaurantes ao fundo da avenida e ainda lhes disse como ir até ao Piolho, vous tournez à gauche, ela elogiou o meu francês e eu contei-lhe porque preciso de praticar, aos perfeitos desconhecidos diz-se tudo, nunca mais os vejo, espero que não se tenham perdido e que tenham umas bonnes vacances como eu lhes desejei,
metemos tudo na carrinha com alguma pressa para o que é nosso costume, demos a camisola caída no chão à senhora que tinha acabado de a tirar dos nossos sacos de roupa, entrámos todos para a carrinha ligeirinhos e eu dei à chave o mais rápido que me foi possível.
E só me foi dito mais tarde que eles tinham armas - eu assim que os vi sair do carro e começar aos berros estava pronta para me ir embora.
Isto perdidos pelo ar antes isqueiros que balas.

4 comentários:

  1. "Bonnes vacances", miúda, "Bonnes vacances"!

    ResponderEliminar
  2. Havia qualquer coisa que me soava muito mal... lolol!
    Por isso é que quando ela elogiou o meu francês, eu disse que não, o meu francês estava péssimo.
    Enfim...

    ResponderEliminar
  3. Mas o importante é que és uma corajosa de sangue frio que conseguiu comunicar em francês com turistas no meio desse Aleixo Street Blues!

    Please be very careful.

    Beijos,

    P.

    ResponderEliminar
  4. Ma'dear, thanks for worrying.
    Mas os turistas estavam em S. Bento (não lês com atenção...). Pois se os desgraçados tivessem ido parar ao Aleixo a pé, eu tinha-lhes dito era "Allez, allez à votre vie, chisquem daqui!".
    A ver se eles não entendiam!

    ResponderEliminar