terça-feira, novembro 11, 2008

Bolo de Laranja

Quando eu era pequenina e ainda nem sabia ler, a minha Mãe tinha um rancho de quatro filhos à volta dela sempre que abria o caderno de receitas.
Para nos entreter, na altura da marmelada fazia-nos rebuçados da calda de água com açúcar antes de lhe juntar os marmelos.
Ou então deixava-nos moldar (e até rechear) as roscas que depois fritava.
Outras vezes, a comprovar pelo velhinho caderno de receitas que ainda guarda, deixava-nos sentar de joelhos em cima de bancos e usar a bancada ao lado da lareira para fazer desenhos - a tela preferida era a capa do dito caderno.
O meu irmão devia andar a aprender a escrever e usava qualquer superfície para rabiscar, às vezes letras, às vezes símbolos incompreensíveis.
(Nessa altura eu andava de certeza a fazer malabarismos na hora da sesta no infantário.)
Lembro-me dos protestos das minhas irmãs, mais velhas, quando ele quis desenhar bonecos no caderno - e a minha Mãe deixou.
(Ela sempre o deixou fazer tudo o que queria.)
Até hoje lá estão os desenhos, a Mãe de avental a cozinhar com uma colher de pau na mão e, em primeiro plano, uma menina (qual de nós seria?) a brincar com uma boneca e duas bolas, mais tarde censuradas.
Esta herança de família foi bravamente disputada por todos, "não, sou eu que fico com ele", "não, sou eu que sou mais velha", com a minha Mãe atrás sempre a dizer "oh, quando forem grandes o caderno já nem existe".
Existe pois, e ainda hoje o usei para fazer o bolo de laranja preferido do meu Pai, que faz 63 anos.

3 comentários:

  1. Que bonito... E esse livro de receitas eh meu! ;-)

    ResponderEliminar
  2. Tu não fazes bolos, ó "posso meter um guardanapo dentro da minha rosca, posso, posso, posso?".
    :p

    ResponderEliminar
  3. Era dentro de um pastel de massa tenra e chamava-se gastronomia experimental, pateta...

    Como os olhos também comem, gostava de voltar a ver por aqui fotos a ilustrar os posts. Quero ver o saudoso livro de receitas, os desenhos do mano no dito livro, uma fatia suculenta desse bolo de laranja de olhar e chorar por mais. Andas a descuidar-te nas ilustrações...

    ResponderEliminar