terça-feira, julho 29, 2008

O meu País

No meu país as igrejas são caiadas e têm torres altas e muitas luzes a delineá-las como no Minho.
Por dentro têm tectos pintados de cores garridas e as procissões são sob o sol que escalda os andores e as pétalas de flores macias que apanhamos no jardim.
As festas são um misto de comida e salada de tomate e família junta com a excitação típica da música e de estar com os amigos.
As praias do meu país têm areais lindos e dunas fustigadas do vento, onde nos escondemos para sermos espiões ou para taparmos o topless delas, e o mar é bravo e frio.
No meu país leva-se melancia para comer de manhã, pão com manteiga para o lanche na praia, às vezes tulicreme.
No meu país ainda há Fizz de limão, verde por fora e branco de leite por dentro, às vezes sumol de ananás quando o que se tem é sede.
No Inverno há sempre um lume aceso nas cozinhas do meu país e lancham-se torradas com leite acabado de ferver, tira a nata, provam-se as primeiras alheiras e ah rapazes, que frio hace na nossa tierra.
No meu país os campos estão divididos com muros de pedras empilhadas e há hortas ao pé de milheirais, vinhas com as melhores figueiras, pomares a perder de vista, pastos para as vacas e terras de batatas para muitas horas de trabalho.
No meu país há tantas amoras silvestres e de amoreiras que me perco e pertencem-me todas como nada nem ninguém.
No meu país há castanhas e o Outono existe, com magustos e vontade de ver chegar o frio.
No meu país cantam-se as Janeiras às portas das casas e as rabanadas são mesmo só no Natal.
No meu país há Viana e o fogo e as pipocas na varanda e o café do Zé Natário e a Praça da República e o manequim à janela e a feira do livro ao pé do rio.
Há o planalto e as vinhas e a terra quente e seca e solta e as hortas frescas e a fruta roubada das árvores e as ameixas que parecem de mel.
E há todas as praias lindas, grandes e pequenas, e bicicletas para andar nas férias e um Verão que não acaba e é meu.

1 comentário:

  1. Belíssimo texto que é bem o espelho do nosso não menos belo país.

    Beijo,
    Pi

    ResponderEliminar