sábado, junho 03, 2006

Amolador

Mais de 70cm de lâmina, cinco facas ao todo. Dez euros e vinte minutos depois, estão todas aguçadinhas (afiadinhas?) e prontas a cortar melhor que nunca.
Até vir para Lisboa, nunca tinha visto um amolador. Era uma daquelas personagens, como as peixeiras ambulantes, de que me falavam como já tendo desaparecido há muito tempo atrás, antes de eu nascer.
Peixeiras só via em Viana, de vez em quando, na Manuel Espregueira (embora tenha a certeza de que as há pela cidade toda, não são exclusivas da Lota). Mas só as via no Verão, durante as férias.
Aqui na rua passam vários amoladores, em dias diferentes. Uns de que gosto mais, outros menos. Acho que nunca agucei as facas com a mesma pessoa, as preferências prendem-se apenas com factores monetários. (Sou uma forreta.)
O meu sonho é ser talhante.

5 comentários:

  1. Grato pelo teu "aviso" do voçês...
    Como vieste parar ao meu blog? És de viseu?

    ResponderEliminar
  2. Há um amolador à porta do mercado do Bolhão, no Porto.

    ResponderEliminar
  3. Ehehe... é verdade... a peixeiras da Manuel Espregueira... sempre rodeadas de gatos...
    Pra quem não conhece, digamos q aquela rua, é uma das mais movimentadas de Viana...
    Enfim...é giro! Alias, andar pelas ruas de viana é mt giro... e... encontrar estes momentos, torna tudo bem mais... gratificante!
    Ah, por falar na Manuel Espregueira...lembro q estava por la sempre uma senhora a pedir... morava la por perto, e fazia daquilo um pasatempo, raramente pedia esmola... so sorria pra nós! :))
    Enfim...bons tempos!
    (Gostei da tua escrita!)

    ResponderEliminar
  4. Dora, por incrível que pareça, nunca fui frequentadora do mercado do Bolhão. Acho que só lá entrei uma vez. Hoje em dia, aposto que não saía de lá, mas na adolescência andava mais interessada em cd's e colares. ;)
    Obrigada pela visita, Filipe. Volta sempre!

    ResponderEliminar
  5. os amoladores fazem parte das minhas memórias de infância.

    a minha avó,sempre que ouvia um, dizia "vem chuva". a explicação é simples: para além de facas, eles também amolavam as pontas do chapéus de chuva que, antigamente, tinham todos ponta em aço.

    gosto muito de os ouvir

    ResponderEliminar