domingo, novembro 27, 2005

Lições de vida

Quando fui para a Suécia levei malas e malas carregadas de imensas coisas inúteis, como acontece quando nunca se foi viver um ano a 5500km de casa. Eu não sabia nada e nesse ano aprendi muito.
Entre truques e dicas de viagem, capacidades de orientação e conhecimentos de informática, eu diria que aprendi tanto, mas tanto nesse ano que tive de esquecer algumas coisas para caber cá tudo.
A saber, e para o caso do estimado leitor estar de partida para semelhante epopeia.
1. Não levem a mala atafulhada de champôs e sabonetes na lógica do "lá é muito caro" porque, durante um ano (ou seis ou três meses, acreditem), vão mesmo ter de comprar produtos lá. Mais vale levar a mala levezinha, custa menos a transportar quando não se consegue encontrar o alojamento e evita-se o pagamento por excesso de bagagem.
2. Não levem a roupa toda de que precisam, valem as mesmas razões de transporte de cima e, acrescento ainda, os vossos amigos e familiares podem sempre compôr o ramalhete quando vos forem visitar. Além de que, no estrangeiro, esse país fantástico, costuma haver boas lojas de roupa em segunda mão, que foi onde eu comprei o meu casaco de inverno de pele com o forro mais quentinho do mundo, por apenas 500Kr, cerca de 55 euros. Espantem!
3. Levem um livro. Estão parvos ou quê? Entre esperas nos aeroportos, escalas (não há vôos directos para Estocolmo) e primeiros dias de tédio à chegada, vai-vos fazer jeito. Além de que um livro é sempre um bom amigo, coisa de que precisamos muito quando chegamos a um país estrangeiro e de repente nos apercebemos que vamos lá passar o próximo ano da nossa vida, mais ou menos nos termos "Porra, no que me fui meter!", com mais ou menos lágrimas, dependendo do estado de espírito e de força de carácter.
4. Arranjem uma lista de compras traduzida ou um bom dicionário. Ou a primeira vez no supermercado é uma visita de mais de uma hora para trazerem pão, leite, produtos de limpeza e outros básicos.

Fica assim por acabar porque tenho muitas dicas e eu cá gosto que as pessoas saiam satisfeitas do meu tasco e não aborrecidas.

3 comentários:

  1. Ai vamos ter muito que falar.. eu que sempre achei a Suécia tão apetecível, mas por cobardia e comodismo nunca me aventurei (a não ser nas férias) para fora deste rectângulozinho bjs fico à espera do resto das dicas quem sabe um dia preciso

    ResponderEliminar
  2. Eu tive sorte, a única vez que as temperaturas desceram abaixo dos 20º negativos eu ainda estava de férias. Depois houve uma estranhíssima vaga de calor (7º positivos em janeiro) e a seguir o inverno prosseguiu normalmente.
    Também penso muito em viver em Estocolmo, mas é a falta de sol que me assusta.

    ResponderEliminar
  3. o google earth diz que são apenas 2.987 Km, Alameda Afonso Henriques - Gamla Stan. Já vai directo...Então...é Nóis

    ResponderEliminar