quinta-feira, junho 03, 2010

O mistério do Café Java

O Café Java fica na Praça da Batalha. Turístico, portanto. Chama-se Java, mas tem um ar antigo, qual Majestique. Os empregados são à boa moda do Porto, secos, brutos e até mal educados. Os preços, esses, são futuristas. Ou for turistas - exploração no seu melhor. Mas tem internet wireless gratuita. Mesmo ao lado do Teatro Nacional de São João.

Não estou a aconselhar a passagem por lá - estou só a tomar nota do café mais inconsistente que alguma vez conheci. Como se chamaria antes? Quem são os donos actuais? Porque é que se chama Java? Respostas para putodecafemaismalcheiroso@tenhomaufeitio.com

13 comentários:

  1. ola boa noite joana achas mesmo que as pessoas do Porto sao isto"Os empregados são à boa moda do Porto, secos, brutos e até mal educados. "acho que nunca conheceste bem as pessoas do Porto entao,sao bastante acessiveis,bastante humildes,e olha que quem vem de fora adora os tripeiros.nao sera porque adoras lisboa que nao aches o Porto Um local Bonito de se viver?!

    ResponderEliminar
  2. Enfim...mais um blog para sabermos ke cá no Porto,só se "trata mal",kem é do Sul e mal-educados.Pois eu vou há muito tempo a esse café,tal como dezenas ou centenas de outras pessoas e nunca reparei,ouvi ou vi ndada de mal acerca do café.Ou dos funcionários.De nada!Enfim...tu ke escreveste isto...diz lá...és de lisboa?

    ResponderEliminar
  3. Anónimo 1: não acho que as pessoas do Porto sejam brutas e mal educadas, no geral. Aliás, eu não disse isso. Falei dos empregados de café. Nunca reparou? Eu vivo no Porto desde os 10 anos e sim, foi uma das coisas em que reparei. É uma maneira de ser, não estou a criticar. Eu chego até a achar pitoresco, típico, como uma marca registada. Não se amofine por tão pouco.
    Anónimo 2: e se fosse de Lisboa? Por acaso não sou, apesar de também ter vivido lá. Não percebo esta agressividade com as pessoas do "Sul", como diz. O Porto é a cidade em que cresci, e na medida dos meus afectos, Lisboa nunca lhe ganha. Mas não preciso de me estar a justificar - isto é a minha opinião. Se calhar o caro anónimo é bem tratado porque já o conhecem, já pensou nisso?

    ResponderEliminar
  4. daqui anonimo um stop!tenho de mandar telegrama stop!eu nao me amofino por tao pouco stop!apenas demontrei o meu desagrado,mas pronto perante a sua resposta e embora nao concorde consigo foi aceitei,mas tente prestar atençao ao facto de esses empregados de cafe que levam com dezenas de pessoas todos os dias,como nos criamos carapaças eles por certo tb o fazem nao?!mas pronto joaninha ate gosto de a ler...ate é do meu clube e tudo!portanto so pode ser boa pessoa...embora com um feitio especial,nisso é igual a mim,!"Eu nao tenho mau feitio,tenho é um feitio especial!!"bjinhos bom dia!

    ResponderEliminar
  5. esqueci me de referir que se levasse com o senhor do meu café habitual,ai sim dizia que aquilo nao é defeito mas sim feitio!LOL estou a brincar...

    ResponderEliminar
  6. Caro Anónimo Um, depois de tanto carinho, também eu não me amofino consigo, esteja descansado. :)
    Somos do mesmo clube? Isso é caso para conversa! Benfiquistas no Porto é coisa que rareia.
    Quanto aos empregados, é pena não me ter feito entender. Há pessoas mal educadas (verdadeiramente) em todo o lado e por todo o país, mas esta "brutalidade" do Porto (dos empregados) é algo que considero uma marca, um estilo, algo até muito libertador. Estamos ali no café, pousam-nos a chávena à frente e toma lá o açúcar, assim atirado para a mesa - pode parecer louco, mas eu gosto disto. :) Gosto desta falta de cerimónia, desta quase familiaridade que se expressa desta forma. Agora, se fosse a um outro café que eu conheço perto da Boavista, veria como uma pessoa tão mal educada e tão antipática não devia estar no atendimento ao público. :p Outro caso completamente diferente.

    ResponderEliminar
  7. pois concordo plenamente com isso,e se gosta de conversar como eu é pouco aceite...e sim sou Benfiquista em terra de dragoes,nem lhe digo nem lhe conto...amofinados ficam eles todos comigo...porque se ha coisa que adoro é moer a cabeça aos portistas,depois daquela nosso Vitoria,que bem me soube,para alem de que fui ver o jogo a um cafe,carregadinho de POrtistas,prontos a decapitar aqui os gloriosos nem lhe digo nem lhe conto,mas fiz a festa,lencei foguetes e apanhei as canas,ah!pois é;)))bom resto de dia joana,gosto de te ler...bjo

    ResponderEliminar
  8. Desde ke fui a Lisboa e pedia coisas como "natas" e se riram na minha cara a dizer ke eram "pasteis de Belém"(mandei a pessoa a um sítio k xeira mal),nunca mais os entendi como bem-educados.E falando em clubes...Porto é a minha cidade...PORTO é o meu clube!!!!Um excelente fim-de-semana para si e para os seus! :)

    ResponderEliminar
  9. O que eu acho absolutamente extraordinario eh que mal lhes cheire a critica os portuenses presumam que o critico eh de Lisboa (um dualismo que trai alguma estreiteza de vistas: ha gente do Norte ao Sul do pais com opinioes criticas sobre o Porto). Felizmente a Invicta nao precisa de defesas encarniçadas sempre que se lhe faz um reparo. A cidade eh bela, altiva e nobre, e estah acima dessa parolice das defesas cegas.

    ResponderEliminar
  10. Nos cafes da praça Velasquez, quando fui viver para o Porto, ao principio pedia que me trouxessem um cinzeiro. "Oh menina, quer um cinzeiro pra que? Tem ahi um tao grande, nao lhe chega?", diziam-me os empregados, apontando para o chao. Ha um certo charme rustico nisto, concordo. :-)

    ResponderEliminar
  11. pois tem toda a razao,ibidem...e o Porto nao precisa de defesas nao,fala por si e a sua gente tb...mas a joana adora mandar posts assim maravilhosos,e cheio de coisas boas,e eu sou fiel na leitura,so isso!e ja que tem tao mau feitio,eu gosto de amofinar com ela...!bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  12. Pois,tem razão.Está tudo clarividente e de acordo com a verdadeira realidade na qual estamos inseridos.Eu admiro a maneira de como o nosso povo portuense se defende das críticas que lhe são dirigidas.Somos mestres nisso e na arte de bem receber. :)

    ResponderEliminar
  13. Pois bem eu sou do Porto, e vivi em Lisboa alguns anos. Estou de volta ao Porto ha dois, e reparei que junto com a evolução que a Invicta fez sentir, tambem o atendimento nos cafes esta cada vez pior. Esta situação do Java é pra multiplicar por muitos mais. Os preços dos cafes da baixa é pra turista e nao pra nos, portugueses, portuenses. Aquilo que diziam ha uns anos atras que se comia bem, tambem é mito. Por tantas vezes que me tentam vender comida, que nem fresca é por um balurdio. MESMO! Penso que as pessoas nao estavam habituadas a tanto turista e trocam-se todos, no atendimento, na qualidade do produto e do ambiente em geral.
    O Porto esta cada vez mais provinciano, e isto de estar a evoluir só trouxe a podridão ao de cima. Perdeu carisma e esta falta de familiaridade nota-se e muito. Sim, estou descontente com a cidade que me viu crescer e este povo desilude-me todos os dias.
    Bom feriado!!

    ResponderEliminar