terça-feira, janeiro 20, 2009

A Economia

Lembro-me pouco da Introdução à Economia de primeiro ano, eu que tenho pouco jeito para não gastar dinheiro, mas recordo com precisão a lei da oferta e da procura e os seus efeitos. Mais que não fosse, porque é vox populi.
Pergunto-me se o valor do indivíduo também decresce com a oferta ou se a única aplicação da teoria à vida prática de todos os dias é mesmo que a oferta e a procura são umas desreguladas que não se entendem quanto aos turnos a cumprir.
Ou como às vezes a oferta é tanta como a procura, apenas (muito) mal direccionada(s).

2 comentários:

  1. Declaração prévia de interesses: sempre achei a Economia uma ciência armada em futuróloga, colega de curso da astrologia; como sempre me pareceu que as leis da oferta e da procura, na versão "vox populi" e sobretudo na variante progenitor dixit, são a base de um certo imperialismo emocional (onde como se sabe os homens ganham, até ver, 1-0), do estilo não-lhe-vou-ligar-antes-de-ele-me-ligar-a-mim, e contra o qual é preciso marchar-marchar; finalmente, sou contra avaliar seres humanos, cães, gatos, programas de TV e em geral tudo o que interessa segundo as leis do mercado. Ou seja, por mim podes ser oferecida à vontade, esperando que o procurador te mereça.

    Sua fiel leitora,

    Ibidespá

    P.S. Olha agora "denso", diz ela...

    ResponderEliminar
  2. Ah! Densidade a 95%, pelos vistos, mas ainda assim denso, pois que não percebeste o fulcro da questão. Demasiado complicado para um só post, daí o código, feeble as it may be.
    Obrigada e volte sempre!

    ResponderEliminar