sexta-feira, maio 23, 2008

Mais do que publicar um comentário

inem deixou um novo comentário na sua mensagem "Não sabia":

Exmo. autor,

porque o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) entende que os cidadãos devem conhecer o funcionamento da emergência médica em Portugal, informamos que dispõe o INEM de vários meios de socorro – Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação, Ambulâncias, Helicópteros e outros – que são accionados de acordo com a gravidade da situação e com a disponibilidade verificada no momento.

Estes meios não são, contudo, ilimitados. Assim sendo, há que geri-los criteriosamente, sendo dada prioridade às situações que se afigurem de maior gravidade, de modo a salvar uma vida ou a minimizar as sequelas daí resultantes.

Os helicópteros de emergência médica do INEM são utilizados no transporte de doentes graves entre unidades de saúde ou entre o local da ocorrência e a unidade de saúde. Estão equipados com material de Suporte Avançado de Vida, sendo a tripulação composta por um médico, um enfermeiro e dois pilotos. O INEM dispõe actualmente de dois helicópteros próprios, localizados no aeródromo de Tires, em Lisboa, e no Hospital Pedro Hispano, no Porto. O INEM assegura também a equipa médica do helicóptero do Serviço Nacional de Bombeiros situado em Santa Comba Dão, o qual funciona no período nocturno. Sempre que necessário pode recorrer também à utilização dos helicópteros da Força Aérea Portuguesa.

As Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) são veículos de intervenção pré-hospitalar, concebidos para o transporte rápido de uma equipa médica directamente ao local onde se encontra o doente. Com uma equipa constituída por um médico e um enfermeiro, dispõe de equipamento de Suporte Avançado de Vida. Actuando na dependência directa dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), as VMER têm base hospitalar, tendo como objectivo a estabilização pré-hospitalar e o acompanhamento médico durante o transporte de vítimas de acidente ou doença súbita em situações de emergência. Ao hospital cabe, sobretudo, assegurar os recursos humanos necessários (aos quais o INEM dá a formação específica) para o funcionamento da viatura 24 horas por dia. Ou seja, são os hospitais que asseguram a contratação dos médicos e enfermeiros para prestarem serviço nas VMER.

As ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV) são ambulâncias destinadas a garantir cuidados de saúde diferenciados, designadamente manobras de reanimação, até estar disponível uma equipa de Suporte Avançado de Vida. Este conceito é extensível às situações que poderão evoluir para paragem cárdio-respiratória, caso não sejam imediatamente tomadas as medidas necessárias. A sua tripulação é constituída por um enfermeiro e por um Técnico de Ambulância de Emergência (TAE). Este meio operacional do INEM visa melhorar os cuidados prestados em ambiente pré-hospitalar à população, missão do INEM de acordo com a sua lei orgânica enquanto coordenador do Sistema Integrado de Emergência Médica. Estas ambulâncias significam um upgrade relativamente aos cuidados prestados pelas ambulâncias de socorro.

As ambulâncias de Suporte Básico de Vida (SBV) do INEM são ambulâncias de socorro, destinadas à estabilização e transporte de doentes que necessitem de assistência durante o transporte, cuja tripulação e equipamento permitem a aplicação de medidas de Suporte Básico de Vida. As ambulâncias INEM estão localizadas no próprio Instituto e em corpos de bombeiros. Estão igualmente inseridos no Sistema Integrado de Emergência Médica, Postos Reserva, sediados também em corpos de bombeiros e núcleos da Cruz Vermelha Portuguesa.

A moto de emergência tem como principal razão da sua existência a agilidade da moto no trânsito citadino, permitindo a chegada rápida de um meio de socorro junto de quem dele necessita. Sendo esta a principal vantagem em relação a outros meios de socorro, o veículo é capaz de transportar material de Suporte Básico de Vida, permitindo ao tripulante a adopção de medidas iniciais, estabilizando a vítima até que estejam reunidas as condições para um eventual transporte. Em alguns casos, a intervenção deste tripulante poderá ser a única necessária, dispensando-se a presença de uma ambulância de emergência.

Encontramo-nos à disposição para esclarecimentos adicionais.

Melhores cumprimentos,

Ana F. S. Ros
Gabinete de Comunicação e Imagem
Instituto Nacional de Emergência Médica
Rua Almirante Barroso, 36 / 1000-013 Lisboa – Portugal
Tel. + 351 213 508 108 / Fax. + 351 213 508 183
e-mail: ana.ros@inem.pt
Internet: www.inem.pt

3 comentários:

  1. "Não há (realmente) etiqueta para isto...". LOL! Explicaste a esta diligentíssima e proactiva responsável de comunicação que o teu espanto com a vasta frota do INEM era irónico, e se prendia só & apenas com o aumento exponencial de possibilidades de que venhas a bater num dos veículos deles (longe vá o agouro!), dado o recente acidente que te levou a embater, hélas, contra uma ambulância do mesmíssimo INEM?

    E conseguiste apurar como é que "foste apanhada" por esse extraordinário departamento de comunicação? É que custa-me a crer que sejam tão zelosos que googlem "INEM" dia sim dia não (e ainda que o fizessem, tinham de passar dezenas de links dos Gato Fedorento e centenas do Inem espanhol para chegar a ti). Quem te "denunciou"? ;-)

    Post realmente fantástico, no seu sentido original (irreal)!

    ResponderEliminar
  2. Confesso que ainda pensei em responder-lhe e explicar toda a situação, mas isso dá trabalho.
    Copy+paste e publish post é mais fácil. ;)
    Além de que tinha de partilhar a ironia do comentário com os meus leitores, se sou famosa, a eles o devo.
    Não sei como me encontraram, eu até pensava que estava bem escondida.
    Mas depois dos últimos tempos, já acredito em tudo ou não acredito em nada, your pick.
    Lá terei de pintar o cabelo outra vez, de qualquer forma estava farta do louro platinado. :p

    ResponderEliminar
  3. Eu acho que esta história se arrisca a tornar-se um clássico da blogosfera, uma daquelas histórias que passam de blogue em blogue até se converterem em mitos urbanos. Que pena não ter um blogue, fazia-te já imensa propaganda!

    Entretanto googlei o nome da tal responsável de comunicação, e encontrei pelo menos mais alguns blogues vítimas do zelo do INEM, desta vez, por outros motivos: o facto de quererem distanciar-se da promoção do uso da sigla "ICE" (In Case of Emergency) no telemóvel, que chegou a ser divulgado como uma iniciativa do INEM; e críticas à acção do INEM em casos pontuais.

    Note-se que a comunicação evoluiu, entretanto: se a ti te tratam por "Exmo. autor", há um dos posts em que tratam o/a blogger por... "Exma. fresquinha" (Bwahahahahaha!).

    O excerto mais sumarento:

    "Exma. Senhora 'Fresquinha',

    Teve o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) acesso ao texto "ó tinonim" que publicou no seu blog, com o endereço www.afresquinha.blogspot.com (...)"

    (mais BWAHAHAHAHHAHA!)

    Check it out:
    http://afresquinha.blogspot.com/2007/10/o-tinnim.html

    Ou seja, ainda te livraste de seres chamada de "Exma. Senhora Isto não é de Joana"!...

    Ver tb:
    http://mamisepapis.blogspot.com/2008/04/resposta-mesnagem-in-case-of-emergency.html

    Se se fizer a busca com "Gabinete de Comunicação e Imagem / Instituto Nacional de Emergência Médica", encontram-se ainda mais blogues que receberam mensagens do INEM. E esta explicação a um blogger que reagiu de forma mais irritada, e se recusou a publicar o email enviado:

    "Cara Luz,
    o INEM tomou a liberdade de lhe enviar um e-mail para o endereço assinalado neste blog, onde se explica a realidade dos acontecimentos e onde poderá comprovar que as suas palavras não correspondem à verdade. Melhores cumprimentos (...)"

    e ainda, uns comentários a seguir:

    "O INEM possui um Gabinete de Comunicação e Imagem e é nele que se organizam as acções de sensibilização (...), assessoria mediática, recepção aos media, entre muitas outras tarefas, nas quais se encontra a monitorização diária da blogosfera, não fosse a blogosfera um (novo) meio de comunicação/informação. Nesta última não se pretende que os autores sejam obrigados a retirar os seus textos, mas esclarecer os seus autores sempre que existam factos que o justifiquem. Certo é que temos tido uma boa recepção e reposição da verdade, lembrando que esta não é pedida de forma pública, sendo essa uma decisão do autor".
    In:
    http://descobrialuz.blogs.sapo.pt/21093.html

    ver tb:
    http://betomania.wordpress.com/2008/03/15/insolito-no-inem/

    Claro que eu não questiono os esclarecimentos e "direitos de resposta" que o INEM queira fazer, seja nos jornais, seja na blogosfera (que é cada vez mais um meio de comunicação), sobretudo quando difundem informação falsa ou errónea. Mas o email que tu recebeste é pura "communication gone mad"!

    Watch out, INEM is watching you! ;-)

    ResponderEliminar