sexta-feira, outubro 20, 2006

O Zé Pedra

O Zé Pedra era o meu peixinho vermelho, que por acaso era cor-de-laranja. Foi o primeiro peixe que comprei, juntamente com o aquário redondo, de vidro fino. (Tão fino que, meses depois, teve de ser substituído porque me ficou um bocado na mão ao lavá-lo.)
O Zé Pedra teve em tempos um companheiro, o Gorbachev (por causa de uma mancha na cabeça, pobre bicho), mas ou foi do nome, ou foi dos (maus) tratos, o certo é que morreu passados uns meses. (Não me lembro se chorei quando soube, acho que não, mas o nojo do bicho "guardado" durante quase uma semana pela empregada lá de casa para eu ver quando voltasse da aldeia sobrepôs-se a tudo.)
O Zé Pedra aguentou esquecimentos de mudança de água, férias em que ficou na empresa do meu Pai, tentativas de afogamento cometidas por pessoa alheia de índole fraterna e quase-idas-pelo-cano-abaixo-a-ver-se-gostas sem fim.
Uma vez, ao chegar a Trás-os-Montes, quando o passei do aquário de viagem para o de vidro, notei que a água saía da torneira muito castanha. Escandalizada com a impureza de tal meio, decidi ir buscar água limpa, de beber, da nossa. O problema é que essa água estava na rua e era Inverno. Quase parei o coração ao bicho, com a água gelada.
O Zé Pedra, apesar de tudo, viveu pelo menos três anos. Uma eternidade, portanto.
Agora já lá tem o Óscar para lhe fazer companhia, no céu dos peixes.

2 comentários:

  1. De cada vez que dou um salto a este blogue, tenho crises existenciais e pontadas de ciúme (quiçá mesmo de velha e proverbial inveja, para chamar os bois pelos nomes) por verificar que tenho uma irmã mais nova que escreve melhor do que aqui a "cota", que faz da escrita profissão.
    O que vale é que me passam logo os maus fígados, curados com doses homeopáticas de orgulho fraterno ("É a minha irmã, é a minha irmã!"), a que acrescem os eflúvios do estrelato por interposta pessoa, à imagem daqueles anónimos que se sentaram nos bancos de escola com a Gwyneth Paltrow ou com o Johnny Depp, e que depois vendem fotografias deles "pré-stardom" muito borbulhentos e gordos - sim, é que eu também conheci o Zé Pedra e a autora deste blogue, e não faltam fotos comprometedoras...

    Ibidem Ibiudesca

    ResponderEliminar
  2. Já nem me lembrava do Zé Pedra!Bichinho resistente!Também eu tive uns bichinhos laranja dentro de um minúsculo aquário, mas nenhum tão resistente como o Zé Pedra!Mas é normal, já que na minha casa nenhum ser vivo (para além de mim e da minha mãe) sobrevive!Nunca percebi porquê?Enfim...


    Sofia

    ResponderEliminar